3902201660100024
top of page
Foto do escritorCarolina Serrano

Yule - a dualidade entre o escuro e a luz



O Yule é o Sabbat do Solstício de Inverno - a 21 de Dezembro -, quando acontece a noite mais longa do ano. Agradecemos pelo retorno da luz depois da fase de trabalhar as mortes e a sombra no Samhain, pela coragem de continuar.


Nesta fase em que chegam os tempos mais frios e o pousio da terra que não germina festejamos com a família, com “os nossos” que aquecem a alma e o coração. Com rituais em volta da fogueira e alimentos quentes celebramos nas trocas e no presentear o outro, no partilhar, no dar e receber.


Neste período da Roda do Ano estamos presentes com a fase do ciclo da vida onde há espaço para a quietude, o silêncio e assim também de alguma maneira tempo para escutar os espíritos, os anciãos. A Sabedoria da noite e do frio permitem-nos reconhecer e agradecer pelo que temos. Aquilo que vivemos e que nos faz seguir em frente. 


A dualidade entre o escuro e a luz.


E assim gira também a Roda do Zodíaco. Neste Dezembro de 2024 percorremos a Lunação completa de Sagitário. Com uma Lua Nova no dia 1, Lua Crescente no signo de Peixes dia 8, Lua Cheia em Gémeos dia 15 e uma fortíssima Lua Minguante em Virgem no dia 22 (sendo que nalguns locais do planeta será já em Balança, dia 23). Energia da mutabilidade expressada nos quatro elementos é como caminhamos entre o que é fixo e o que é cardinal. Um ciclo de 29 dias cheios de busca e encontros com a verdade dos nossos sonhos. De como podemos materializar, concretizar aquilo que visionamos. Timing perfeito para vivenciar esta quietude do Inverno que escuta o tempo certo para avançar e seguir.



Deusas e Hespéride


Germana, Cale do Ar, Mãe do Ar, Anna, Dana, Senhora dos Ossos, Senhora da Montanha, Senhora do Inverno, Senhora das Estrelas, Senhora da Pedra, Senhora da Roca, Moura Tecedeira, Senhora do Pinheiro.


Germana é a Hespéride mais velha das nove Irmãs. Conhece os segredos das estrelas e do cosmos, é a que tece os fios do destino. As suas criaturas são a águia e o abutre. Moura Tecedeira, Senhora do Pinheiro, a Senhora da Roca. É a neve da montanha, o gelo e a geada que limpam as terras de parasitas.. Ela é também tempo de recolhimento e de sonho, a transição entre a morte e renascer.



Formas de Celebrar

  • Cria um altar com objectos, acessórios e entidades 

  • Banquete com alimentos da estação

  • Passeio e observação das mudanças na Natureza

  • Momentos de quietude, em escuta e receptividade 

  • Rituais e trabalhos de limpeza energética e proteção.


As cores: Cinzento, prateado, lilás-claro, azul gelo


Alimentos: Bagas de azevinho, nozes, vinho quente, hidromel, pão/biscoitos/bolo de gengibre, bolo-tronco


Direção Rosa dos Ventos: Norte


Objectos: Bola de cristal, penas, roca, abano



Texto por Carolina Serrano

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page